Abordaremos os conceitos de trauma e luto a partir de uma perspectiva teórico-prática. Teoricamente, faremos isso por meio das lições da psicologia social e da psicanálise, enquanto, na prática, apresentaremos exemplos provenientes da clínica, da história e da literatura – uma articulação que possui como objetivo aprofundar a reflexão acerca tanto do manejo clínico em suas considerações sociopolíticas e metapsicológicas, quanto do impacto e possíveis significados das perdas traumáticas na biografia das pessoas
Modalidade: Online
Encontro: segunda-feira, 22 de setembro, das 19:30 às 21 horas
Plataforma: google meet
Carga horária total: 90 minutos
Haverá certificado de participação
Psicólogos, Psicanalistas e Psiquiatras
Profa. Dra. Cristiane Izumi Nakagawa (CRP: 06/98624)
Fez graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Suas pesquisas de pós-graduação abordam o tema do trauma e da memória dos sobreviventes do bombardeio atômico de Hiroshima. Ao longo do doutorado realizou estágio internacional na Birkbeck University of London e foi PhD Fellow na Hiroshima City University.
Sua tese de doutorado foi agraciada com o prêmio Tese Destaque USP 2021.
Atua como Psicanalista e Psicóloga Social e é uma das coordenadoras do NETT (Núcleo de Estudos e Trabalhos Terapêuticos).
É autora dos livros: Órfãos de Hiroshima (2015); Hiroshima e Nagasaki: testemunho, inscrição e memória das catástrofes (2015); Ayumi (2016); Bonecas de Hiroshima (2023); Hiroshima: a catástrofe atômica e suas testemunhas (2024).
E tradutora das obras: Assombrações: Psicanálise e Transmissões Fantasmagóricas (Frosh, S., 2017); As Políticas da Psicanálise: uma introdução à teoria freudiana e pós-freudiana (Frosh, S., 2019); Japão em Análise (Parker, I., 2020).